Potenciômetros.


Potenciômetros de Mixers, Players, Controladores,
 E outros equipamentos para DJs
Quando o potenciômetro do volume ou do crossfader da maioria dos mixers, normalmente analógicos, apresenta desgaste, além de falhar, gera ruídos desagradáveis durante sua manipulação e após algum tempo passa a falhar completamente.

E quanto ao potenciômetro do “pitch” (speed control / controle de velocidade dos “CDJ’s”/CD Players profissionais para DJs), quando se desgastam geram variação na velocidade da música. O defeito normalmente é provocado devido a poeira, umidade e uso excessivo, que no caso dos DJs de performances (turntablism) é inevitável.

Mesmo os potenciômetros mais caros e mais resistentes, sofrem com a poeira, porém, por serem mais resistentes duram um pouco mais.
A grafite em pó é um produto encontrado em lojas de material eletrônico. É um grande preventivo.

Em alguns potenciômetros pode aumentar a vida do mesmo. Porém será muito perigoso para o equipamento se o pó cair dentro dele, pois fechará curto e poderá queimar peças importantes, danificando completamente todo o equipamento ou comprometendo-o quanto a confiabilidade.
A indústria de equipamentos para DJs poderia minimizar os defeitos causados pela poeira e dobrar a vida útil, apenas mudando a posição do potenciômetro ou colocando uma capa plástica mais eficiente que as usadas em alguns modelos. Testamos em nosso laboratório esta solução simples, e obtivemos excelentes resultados, ou seja, ao minimizar o pó, aumenta-se a vida útil do potenciômetro significativamente.
Para se ter uma idéia da duração de um potenciômetro, a vida útil é medida em ciclos. Os melhores, de alta qualidade, segundo os seus fabricantes, têm vida útil de aproximadamente 500.000 ciclos. Mas infelizmente a maioria dos potenciômetros utilizados em mixers e CDJ’s ainda são os de aproximadamente 30.000 ciclos. 30.000 ciclos parece muito, e realmente é, para alguns
DJs extremamente básicos, e muito cuidadosos com os equipamentos.

Para estes profissionais o potenciômetro pode durar mais de três anos, tocando quase todos os dias durante aproximadamente duas horas. A poeira pode diminuir a vida útil para menos de 1/3, ou seja, 10000 ciclos. Para  DJs mais dinâmicos, criativos, que promovem performance (“malabarismos”), a vida útil do potenciômetro pode diminuir em mais de 90% principalmente se não houver cuidados quanto a poeira. Se levado em conta os ensaios das performances e as apresentações, um potenciômetro pode durar menos de seis meses, se utilizado no mesmo período que o DJ básico.

Até que toda indústria insira e torne padrão potenciômetros ópticos (comentados a seguir) em seus equipamentos, poderiam também facilitar a troca deste componentes nas funções que sofrem mais desgastes, como já ocorre em alguns, poucos, mas mais comuns, crossfader.