Dj Max Blum / Destaque


DJ Max Blum, mestre das passarelas, conta o processo criativo por trás do que toca nos desfiles
Quando começam as semanas de moda, revistas, blogs e sites de notícia viram uma grande galeria de imagens e críticas acerca das coleções. Mesmo quem não está na primeira fila dos desfiles consegue ver detalhes das coleções apresentadas: estampas, acabamentos e acessórios. Dá até para emitir opiniões bem fundamentadas sobre os acertos e os erros dos estilistas. Há, no entanto, algo fundamental nas passarelas que não está ao alcance dos olhos: a batida do som que embala os passos das modelos e, em alguns casos, as canetas dos fashionistas, batendo nos seus bloquinhos de notas conforme manda o ritmo.
O casamento entre moda e música não é recente. Mais de uma vez, as principais passarelas do mundo receberam coleções inspiradas em estilos musicais e homenagens a grandes nomes da música. Amy Winehouse foi a musa de Jean Paul Gaultier na coleção de alta-costura apresentada em Paris no início do ano. Fora dos croquis, a música é capaz de criar a atmosfera ideal para a interpretação da coleção, evocando sensações e lembranças dos convidados – ou, em uma nota fora do tom, colocar tudo a perder.
Na passarela, a música proporciona uma condução rítmica para complementar ou induzir os ritmos, as trocas de cores, as variações dentro do tema. Ela cria atmosferas, complementa o cenário e ajuda muito na narrativa e na personalidade da marca – explica o DJ Nepal, responsável pela trilha da Ausländer, uma das mais dançantes do último Fashion Rio.
Se o DJ Max Blum ainda não entende de moda, pode pelo menos dizer que entende do som que ela tem. Entre passarelas cariocas e paulistas, Max assinou as trilhas de 21 dos 61 desfiles da temporada de verão 2013. Marcas como Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Huis Clos, Triton e Fernanda Yamamoto confiaram a ele a batida que embalaria a apresentação de suas coleções
Não existe uma fórmula pronta para trilha sonora de desfile. Cada cabeça de estilista é uma sentença, cada coleção, uma proposição. A brasilidade de Ronaldo Fraga pede um som que certamente não é o mesmo sugerido pelo oitentismo de Alexandre Herchcovitch; se Björk é a cara de Alexander McQueen, Jacques Brel é quem rima com Chanel. No entanto, há músicas que soam naturalmente elegantes e que sem dificuldade conseguimos associar com o clima fashion das passarelas.
Aqui vai uma lista de alguns temas musicais que parecem nascidos para o catwalk, preparada por este DJ amador. Garanto que o setlist abaixo não puxa o tapete de nenhum designer – e pode mesmo acrescentar mais graça à cadência das modelos.

1) So Easy (Röyksopp)
2) Today (Zero 7)
3) Libertango (Grace Jones)
4) Adonde Van los Pájaros (Supervielle)
5) Bubuia (Céu)
6) Sexy Boy (Air)
7) Bonnie and Clyde (Serge Gainsbourg & Brigitte Bardot)
8) If (Etienne Daho & Charlotte Gainsbourg)
9) Shameless (Groove Armada & Bryan Ferry)
10) A Dança da Moda (DJ Dolores)

O Oscar Fashion Days 2016 foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro