Pato Fú / Banda (Brasil)

A banda surgiu em 1992 em Belo Horizonte, Brasil.

John Ulhoa (guitarras, programações, vocais), Fernanda Takai (vocais, violão) e Ricardo Koctus (baixo, vocais) era sua formação inicial como um trio com bases eletrônicas. O grupo passou a chamar a atenção da cena local e nacional com shows onde a diversão era a principal. Ao mesmo tempo, começaram a distribuir sua primeira demo tape, que foi logo ganhando resenhas entusiasmadas nos zines especializados de música. O primeiro lançamento, Rotomusic de Liquidificapum, aconteceu em 1993 pela Cogumelo Records, selo independente que era parte da forte cena do metal mineiro, tendo no Sepultura seu principal artista. Mas o que o Pato Fu fazia ia bem além desse segmento. Sua diversidade de sons e ideias acabou os levando a assinar com a major BMG, onde ficaram por 10 anos.

"Gol de Quem?", o primeiro álbum por essa gravadora é considerado um disco fundamental do rock brasileiro dos anos 90. Foram muitos prêmios por videoclipes na MTV Brasil, dois Discos de Ouro (Televisão de Cachorro e Isopor) e várias canções tocando muito nas rádios. A banda se apresentou em grandes festivais como Hollywood Rock (abrindo para The Cure e Smashing Pumpkins), Rock In Rio 3 (na mesma noite de Oasis e Guns´n´Roses) e vários outros importantes eventos locais. 
  
O baterista Xande Tamietti tornou-se efetivo da banda em 1996 e em 2002, ganharam ainda o reforço do tecladista Lulu Canargo. 
  
Em 2001, tiveram a experiência de mixar e finalizar o álbum Ruído Rosa em Londres. Desde 2005 tem lançado seus discos pelo próprio selo Rotomusic, produzidos, gravados e mixados no estúdio que John Ulhoa tem em sua casa. O Pato Fu já se apresentou no Japão, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos e tem sido reconhecido como uma das mais inventivas bandas brasileiras dos últimos tempos. Em 2001, a Time Magazine colocou o grupo numa lista das 10 melhores bandas do mundo, junto com Radiohead, U2, Aterciopelados entre outros… 
  
O décimo álbum da carreira chama-se “Música de Brinquedo”, e é com certeza um dos lançamentos mais esperados no mercado brasileiro em 2010. Grandes clássicos do pop nacional e mundial tocados com instrumentos originalmente feitos para crianças.

Em 2014 a banda lançou sei mais novo trabalho “Não Pare Pra Pensar”
Álbum (1993) Rotomusic de Liquidificapum
 Álbum (1995) Gol de Quem?
 Álbum (1996) Tem Mais Acabou
Álbum (1998) Televisão de Cachorro
Álbum (1999) Isopor
Álbum (2001) Ruído Rosa
 Álbum (2002) MTV ao Vivo
 Álbum (2005) Toca Cura para Todo Mau 
Álbum (2007) Daqui para o Futuro
 Álbum (2010) Musica de Brinquedo
 Álbum (2011) Musica de Brinquedo Ao Vivo
 Álbum (2014) Não Pare pra Pensar